terça-feira, 29 de setembro de 2020

São Miguel Arcanjo: Príncipe da Milícia celeste, poderoso escudo contra a ação diabólica

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Comemora-se a 29 de setembro a festa do glorioso São Miguel, cuja invicta combatividade em defesa do Deus onipotente é assim descrita no Apocalipse:

“Houve uma batalha no Céu: Miguel e os seus Anjos guerrearam contra o Dragão.

“O Dragão batalhou, juntamente com os seus Anjos, mas foi derrotado e não se encontrou mais um lugar para eles no Céu” (Apoc. 12, 7-8).

A devoção ao Príncipe das Milícias Celestes atingiu um desenvolvimento extraordinário na Idade Média. Essa forma de devoção marca ainda todas as modalidades de culto ao chefe das legiões angélicas.

Entre os inúmeros santuários a ele dedicados destaca-se o do Monte Saint-Michel uma das maravilhas do mundo.

Entretanto, ele já era reverenciado no Antigo Testamento.

O Profeta Daniel refere-se a São Miguel nos seguintes termos:

“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande Príncipe, constituído defensor dos filhos do seu povo [isto é, o povo fiel católico, herdeiro, no Novo Testamento, do povo de Israel], e será tempo de angústia como jamais houve” (Dan. 12, 1).

São Miguel é comumente designado como Arcanjo.

Entretanto, tal qualificação pode ser genérica e não significar que ele pertença ao oitavo coro de Anjos (os Arcanjos).

A esse respeito, merece ser reproduzida significativa citação do grande exegeta jesuíta Pe. Cornélio A Lapide, nascido em Bocholt, província belga de Limburgo, em 1567, e falecido em Roma, a 11 de março de 1637.

A extensa obra desse insigne autor, que comentou todos os livros do Antigo e do Novo Testamento, é até hoje universalmente admirada.

Merecem especial destaque a grande erudição, a escrupulosa diligência e o luminoso engenho com que ele trata da Sagrada Escritura.

Embora num ou noutro ponto do texto bíblico tenham surgido novas questões, é incontestável que seus magníficos comentários e eruditas citações ainda hoje gozam de autoridade.

Eis suas palavras:

“Muitos julgam que Miguel, tanto pela dignidade de natureza, como de graça e de glória é absolutamente o primeiro e o Príncipe de todos os anjos.

São Miguel, catedral de Bruxelas.
“E isso se prova, primeiro, pelo Apocalipse (12, 7), onde se diz que Miguel lutou contra Lúcifer e seus anjos, resistindo à sua soberba com o brado cheio de humildade: ‘Quem (é) como Deus?’

“Portanto, assim como Lúcifer é o chefe dos demônios, Miguel o é dos anjos, sendo o primeiro entre os Serafins.

“Segundo, porque a Igreja o chama de Príncipe da Milícia Celeste, que está posto à entrada do Paraíso.

“E é em seu nome que se celebra a festa de todos os anjos.

“Terceiro, porque Miguel é hoje cultuado como o protetor da Igreja como outrora o foi da Sinagoga.

“Finalmente, em quarto lugar, prova-se que São Miguel é o Príncipe de todos os anjos, e por isso o primeiro entre os Serafins, porque o diz São Basílio na Homilia De Angelis:

“‘A ti, ó Miguel, general dos espíritos celestes, que por honra e dignidade estais posto à frente de todos os outros espíritos celestiais, a ti suplico...’”




(fonte: Cornélio A Lapide, Commentaria in Scripturam Sacram, t 13, pp. 112-114. Apud "Catolicismo", setembro de 2000).





Cânticos gregorianos para São Miguel Arcanjo:

Introito “Benedicite Domino"

Laudate Deo omnes Angeli

Stetit angelus (Alleluia)

Benedicite omnes angeli (Comunhão)


GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

15 comentários:

  1. Sou devota de São miguel desde pequena, hoje tenho 45 anos e muito a agradecer a Ele, por várias graças recebidas. Viva São Miguel, Aleluia, Aleluia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adimiro e gosto muito deste site e gostaria que meus amigos fo facebook também conhecessem,tenho pelo menos dois amigos que sei que vão gostar,porque vocês não criam uma página no face,assim ficaria tão fácil para que eu e outras pessoas,possamos divulga-los;talvez vocês já tenham e eu ainda não estou sabendo,me avisem sim,muito obrigada pela atenção.Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  3. achei esse site por acaso,,,procurando oração de São Miguel,,minha familia meu filho em especial precisa de muita oração
    um menino de ouro porémmm muito persseguido
    nessa santa oração,,,peço e espero ser atendida em meus pedidos e ter sempre São miguel a nossa frente, lutando por nós contra as ciladas do inimigo abraço a todos,,,paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar em São Miguel Aracanjo, ele sempre vai te ajudar, "sou" um servo desta princepe da Melícia Celeste.

      Excluir
  4. sao miguel como dizer este nome coloco ele na minha vida diaria:
    bom dia são miguel falo, com ele em vós alta sou vista como uma pessoa louca por muitos mas não me importo!!! mas nunca se importe o que vão dizer de vc o que importe e que vc viva sua fé intensamente!!!(quem como deus sempre)

    ResponderExcluir
  5. Anônima,eu peço a São Miguel que enterceda por mim.Tb estou sendo muito perseguida por vizinhos.

    ResponderExcluir
  6. EU SEI QUE NÃO ESTOU LOUCA, MAIS MINHA VIDA FINANCEIRA E DO MEU ESPOSO SEMPRE FOI AOS EMPURRÕES, QUANDO SE PAGA ALI, FALTA AQUI, ENFIM A 19 ANOS NESTE ENROLA DESENROLA, ESTAMOS COM UM BEM HIPOTECADO NA CAIXA ECONOMICA, E EU FIZ MEU PEDIDO A MEU PADROEIRO SÃO MIGUEL ARCANJO POIS NASCI NA CIDADE ONDE COMEMORA O DIA DELE, EU PEDI PRA ELE INTERCERDER COM DEUS E A VIRGEM, PARA FAZER O MILAGRE DE APARECER DINHEIRO EM NOSSA CONTA (QUE TA A A ZERO), E EU CREIO E TENHO FÉ, QUE ESTE MILAGRE VAI SER REALIZADO, E VOU DAR MEU TESTEMUNHO AQUI, TENHO ESPERANÇA, FÉ, E CREIO, PEDI ALTO, PORQUE NA BIBLIA ESTA QUE QUEM PEDE AO SENHOR SERA ATENDIDO EM ABUNDANCIA, QUERO VIAJAR COM MEU ESPOSO, FAZER MINHA CIRURGIA, MEU ESPOSO FAZER A CIRURGIA DELE, VIVER UM POUCO O QUE NÃO VIVEMOS ATÉ HOJE,(EU CREIO, EU CREIO, E TENHO FÉ, QUE VAI ESTAR ESTE DINHEIRO NA NOSSA CONTA, AMÉM, AMÉM, E DIGO AS PESSOAS QUE TENHA FÉ QUE SÃO MIGUEL ANCANJO IRA AJUDA-LOS TAMBEM AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho suplicando a São Miguel Arcanjo, um milagre financeiro na minha vida. Vou novamente pedir a ele de maneira agora diferente interceder perante a Virgem Maria e o nosso senhor Deus nosso pai maior, para que eu tenha um milagre financeiro na minha vida ou seja uma abundância financeira que seja tudo conspirado a meu favor eu já tive grupo formado dentro do Facebook de São Miguel Arcanjo. Venho orando rezando pedindo muito este milagre em minha vida pois acho eu que cheguei a meu limite espero que este milagre aconteça em minha vida, pois quero vim aqui e dar meu testemunho aqui que Deus e Virgem Maria, através de São Miguel Arcanjo, foi autorizado este milagre financeiro na minha vida

      Excluir
  7. São Miguel Arcanjo chegou até a mim pela fé. Ele tem falado comigo de muitas formas, e agindo na minha vida e do meu amado filho Daniel. Eu tenho certeza que ele está agindo agora e sempre! Creia que São Miguel está intercedendo por você nas cortes celestiais, as soluções para seus problemas estão chegando. Confie e fale sobre e com Miguel. Ele sempre te ouvirá. Ele á também uma amigo fiel e cheio de amor por nós!
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Eu creio em São Miguel o príncipe da milícia celeste nesse momento da minha vida em ki minha família passa por uma grande luta. Mais sei que são Miguel esta com nosco nesse combate e tenho certeza que o grande príncipe também como e conhecido nos conduzira a vitória fiquem com deus amém.

    ResponderExcluir
  9. É muito bom invoca-lo nos momentos de tentação. Faço sempre, é tiro e queda.

    ResponderExcluir
  10. Vinde São Miguel com vossa espada desembainhada , afastai todos os espíritos malignos que vivem pelo mundo para roubar as almas. Amém!!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a fazer a novena de São Miguel Arcanjo para meus filhos que tanto sofre com a dependência química e alcoolismo muitas brigas confesso que já estava por desistir de tudo pois já não aguentava mais tanto discórdia minha família tenho cinco filhos nós qual quatro sofre por droga e álcool tem sido muito difícil para mim.mais um dia mexendo no YouTube descobre o terço de São Miguel fiquei maravilhada comecei então a conhecer melhor e tem cido muito bom para mim e as bençãos começou chegar e tenho fé que vai ser muito melhor ainda sei que não foi por acaso encontrar são Miguel Arcanjo em minha vida mais tem Cido muito mais leve obrigado são Miguel Arcanjo.

    ResponderExcluir
  12. São Miguel Arcanjo deu-me um milagre que lhe pedi e tenho fé que me irá dar mais milagres que necessito, louvado seja para sempre, louvado seja Deus para sempre por me ter dado a conhecer São Miguel

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Estou atrás de uma história de São Miguel, onde por um raio enviado por São Miguel teria perfurado o crânio de um homem(padre), que teria duvidado dele, mas esse viveu normalmente e só depois na sua exumação foi descoberto tal perfuração.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.